Saltar para o conteúdo

Nicholas Georgescu-Roegen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nicholas Georgescu-Roegen
Nascimento 4 de fevereiro de 1906
Constança
Morte 30 de outubro de 1994 (88 anos)
Nashville
Sepultamento Cemitério Bellu
Cidadania Romênia
Alma mater
Ocupação matemático, economista, professor universitário, estatístico
Distinções
  • Bolsa Guggenheim (1958)
  • Membro distinto da Associação Econômica Americana
  • Fellow da Sociedade Econométrica (1950)
Empregador(a) Universidade de Bucareste, Universidade Vanderbilt
Movimento estético decrescimento
Causa da morte diabetes mellitus

Nicholas Georgescu-Roegen (Constanţa, Romênia, 4 de fevereiro de 1906 - Nashville, Tennessee, 30 de outubro de 1994) foi um matemático e economista heterodoxo romeno cujos trabalhos resultaram no conceito de decrescimento econômico. É considerado como o fundador da bioeconomia (ou economia ecológica).

Graduado em Estatística pela Universidade de Paris, exerceu importantes cargos públicos em seu país. Em 1946 emigrou para os Estados Unidos, onde já havia estudado com Joseph Schumpeter, que o direcionou para os estudos de economia.

Foi professor de economia na Universidade Vanderbilt, em Nashville, Tennessee. Sua obra principal é The Entropy Law and the Economic Process, publicada em 1971. Nesse livro, com base na segunda lei da termodinâmica, a lei da entropia, Georgescu-Roegen aponta para a inevitável degradação dos recursos naturais em decorrência das atividades humanas. Criticou os economistas liberais neoclássicos por defenderem o crescimento econômico material sem limites, e desenvolveu uma teoria oposta e extremamente ousada para a época: o decrescimento econômico.[1].

Referências

  1. Stéphanie Giamporcaro-Sauniere, Paul Cary, Aurélie Lacheze e Patrick Gabriel, Pour une "autre" consommation : Sens et émergence d'une consommation politique, L'Harmattan, 2005, p. 244-245.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.